instagram   facebook

Ordem DeMolay

Ordem DeMolay001

 

Criada pelo maçom americano Frank Shermann Land, sua idéia inicial era ajudar um jovem que havia perdido seus pais em um acidente de carro. O jovem, Louis Gordon Lower, foi iniciado na Ordem com mais oito amigos e, através deles, vários outros continuaram a difundir os propósitos da Ordem pelos Estados Unidos.

Na escolha do nome para a organização, Land citou aos jovens a história de Jacques DeMolay, último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, que foi condenado à morte na fogueira por não contar os segredos de sua Ordem e não delatar seus companheiros.

O exemplo de lealdade de DeMolay foi facilmente identificável com as propostas que o grupo possuía e ainda possui, inspirando até mesmo o maçom Frank Marshall, criador do ritual DeMolay, a escrever cerimônias que lembrassem aos jovens dos últimos momentos de Jacques DeMolay e passassem vários ensinamentos da Ordem da Cavalaria.

A Ordem DeMolay é uma organização sem fins lucrativos e patrocinada pela Maçonaria, tendo como objetivo a formação de líderes para a sociedade. Em suas reuniões ritualísticas, transmite ensinamentos baseados em Sete Virtudes Cardeais: Amor Filial, Reverência às Coisas Sagradas, Cortesia, Compa-nheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Mas seus ensinamentos vão mais além.

Participam dela jovens do sexo masculino, de 12 a 21 anos, indicados por um maçom ou dois DeMolays. Os Capítulos, congregações locais de DeMolays, organizam e estimulam as práticas filantrópicas, a consciência cidadã e o respeito aos seus iguais, incentivando assim, que o jovem DeMolay viva sua vida de forma digna e prazerosa.

Os DeMolays são acompanhados por um grupo de Maçons e Seniores DeMolay (DeMolays que atingem os 21 anos de idade) chamado Conselho Consultivo, que auxilia e dá regularidade às atividades do Capítulo. A autoridade máxima de um Capítulo é o Mestre Conselheiro, DeMolay escolhido por eleição entre seus pares e com uma gestão de seis meses na liderança do grupo local.

 

Ordem DeMolay002

 

 

Para maior agilidade na integração dos Capítulos com o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil – SCODB, foi aprovada na Constituição DeMolay de 2004 a criação dos Grandes Capítulos Estaduais – GCE e Oficialarias Executivas Regionais – OER, que possuem total autonomia política e administrativa dentro das Unidades da Federação.

Os GCE são responsáveis por todo envio de taxas e emolumentos dos Capítulos ao SCODB, além de auxiliarem as células capitulares de forma mais prática e direta. As OER são os elos entre os Capítulos das regiões do estado e o GCE, facilitando ainda mais o contato administrativo.

 

Ordem DeMolay003

 

Em março de 2005, o Grande Capítulo do Estado de Minas Gerais – GCEMG foi formado por uma diretoria provisória para fins de estruturação inicial e criação das nove Oficalarias Executivas Regionais iniciais. Em outubro do mesmo ano, em ocasião do IX Congresso Mineiro da Ordem DeMolay, a primeira diretoria do GCEMG foi eleita pelos próprios DeMolays, sendo ela composta por Seniores DeMolays iniciados na Maçonaria.

Hoje o GCEMG trabalha com uma logística direcionada ao atendimento dos mais de 90 Capítulos de Minas Gerais que são filiados ao SCODB. Possui sede própria e, desde seu primeiro ano de existência, conseguiu arrecadar um caixa positivo o suficiente para manter todas as despesas administrativas e de seus jovens dirigentes, o Mestre Conselheiro Estadual e o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto.

O sucesso do GCEMG se deve não somente ao empenho de sua diretoria ou à competência de seus funcionários, mas principalmente à confiança que cada DeMolay de Minas Gerais depositou na esperança de renovação e transformação. E a prosperidade tão sonhada pelos membros da Ordem DeMolay começa a ser contemplada por todo o estado, de forma prática e participativa. Os DeMolays elegem seus representantes, têm a possibilidade de ver e participar de todo o trabalho administrativo e de compartilhar idéias para melhorar ainda mais a administração.

Para maiores informações acesse: http://www.demolaymg.com.br/

“Acesso restrito aos Obreiros do GOB-MG”

cadastro portal gob mg

Banneratualização Cadastral

logotipo precon

BannerJornalGOB MG2016

bb

Sem Título 1

AMI

PAEL 2016

smi

gobmg convenios

BannerInternationalCard GOB