instagram   facebook

GALERIA DE GRÃO-MESTRES

Galeria de Grão-Mestres

GALEIRA DE GRÃO MESTRES

O Grão-Mestre

         Grão-Mestre: É o título do mais alto grau em Ordens honoríficas ou de Mérito. Em Maçonaria é usado para designar o mais alto representante de uma Potência, Grande Loja ou Obediência Maçônica.


Os primeiros Grão-Mestres da Maçonaria:

         Em 1717, fundou-se em Londres e Westminster o primeiro corpo maçônico sob autoridade de um Grão-Mestre, com poderes disciplinadores e uma estrutura até então inexistente. No dia de São João Batista, 24 de junho de 1717, em reunião realizada na Loja “O Ganso e a Grelha”, no pátio da Catedral de São Paulo, foi eleito primeiro Grão-Mestre, Mr. Anthony Sayher, para o mandato de um ano. A ele sucedeu Jorge Payne eleito Grão-Mestre em 24 de julho de 1718.

          A primeira Loja regular do Brasil que se tem conhecimento é a Loja Reunião, fundada no Rio de Janeiro em 1801.

          Em 17 de junho de 1822 a Loja Comércio e Artes se dividiu em mais duas Lojas: União e Tranquilidade e Esperança de Nicteroy que fundaram o Grande Oriente do Brasil. Foi eleito o Irmão José Bonifácio de Andrada e Silva o primeiro Grão-Mestre da Maçonaria  Brasileira.

          Em Minas Gerais, a primeira Loja a ser fundada, em 1822, foi a Loja “Mineiros Reunidos”, em Vila Rica, hoje, Ouro Preto, que logo abateu Colunas. Em janeiro de 1859, foi fundada em Uberaba, a Loja Amparo da Virtude. A Loja Ceres, em 1865, foi fundada em São João Del Rei, sob a Obediência do Grande Oriente dos Beneditinos e que foi incorporada ao Grande Oriente do Brasil, em 18/01/1883.

          A 12 de setembro de 1944, fundou-se o Grande Oriente de Minas Gerais, hoje Grande Oriente do Brasil – Minas Gerais. Para tanto, da Loja Maçônica Deus, Humanidade e Luz, nasceram outras cinco Lojas: Caridade e Justiça, Vinte e Um de Fevereiro, Major João Pereira, Mestre Hiram e Doze de Setembro. O Primeiro Grão-Mestre foi o Irmão José Persilva, seguido dos Eminentes Irmãos: Antônio de Castilhos, Jonathas Anacleto de Morais, Octávio Batista Diniz Augusto, Helvécio Monteiro de Barros Teixeira, Joaquim José Baeta Neves, Célio Cordeiro, Athos Vieira de Andrade, Tarquínio Garcia Medeiros, Manoel de Moura Barros, Armando Righeto, João da Silveira Bicalho Aloísio Batista dos Santos, Custódio Dias de Oliveira, João Lemos Salgado. O atual Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Minas Gerais, Eminente Irmão Amintas de Araújo Xavier, foi empossado em 30/06/2007, com mandato até 30/06/2011.

Prerrogativas do Grão-Mestre

         O Grão-Mestre Estadual, é eleito através de sufrágio direto e secreto dos Mestres Maçons regulares integrantes dos quadros das Lojas jurisdicionadas, por um mandato de quatro anos, permitida uma reeleição.

         Além de representar ativa e passivamente o Grande Oriente do Brasil – Minas Gerais, deve o Grão-Mestre manter a harmonia e assegurar o livre funcionamento das instituições que o compõem; administrar os recursos humanos e materiais a ele confiados por delegação popular, exercendo funções de governo maçônico nos termos da Constituição do Grande Oriente do Brasil e das leis maçônicas e observar e fazer cumprir os princípios da Sublime Ordem.


Eros Victor da Silva -M.'. I.'.
A.'.R.'.S.'.L.'. Moral e Justiça n.º 1902
Or.'. de Belo Horizonte

CONHEÇA A HISTÓRIA DA MAÇONARIA MINEIRA

Colaboração do Pod. Irmão Eduardo Teixeira de Resende - Grão-Mestre Adjunto/Gestão 2011-2015

 

 

“Acesso restrito aos Obreiros do GOB-MG”

cadastro portal gob mg

Banneratualização Cadastral

logotipo precon

BannerJornalGOB MG2016

bb

Sem Título 1

AMI

PAEL 2016

smi

gobmg convenios

BannerInternationalCard GOB