instagram   facebook

Projeto Arquitetônico da Nova Sede

 

Projeto Arquitetonico da Nova Sede 205

Sobre o Empreendimento

O Conjunto Arquitetônico terá por objetivo abrigar a Sede da GOBMG-Grande Oriente do Brasil - Minas Gerais, os espaços necessários para atividades maçônicas e também outros a serem explorados para seu uso e de terceiros.

Estará localizado na Avenida Cristiano Machado, bairro Heliópolis, na denominada "Linha Verde".

Irá se compor de três blocos principais: Sede da GOBMG, Eventos e Apart-hotel.

Um dos blocos ( 3000m2) abrigará:

Dez Templos para cinqüenta pessoas, Átrios, sete Gabinetes para Grãos mestres, Tribunais, Conselhos, Grandes Secretarias, com um grande Átrio Comum, além de espaços para Serviços e Utilidades (Circulações, Casas de Máquinas, Copas, Instalações Sanitárias, Dependências para Funcionários e Serviços).

 

Os estacionamentos ( 4000m2) em três níveis, terá vagas livres para 170 automóveis.

Projeto Arquitetonico da Nova Sede 207

 

Outro Bloco, (1250m2) abrigará espaços para eventos contendo:

Praça Coberta para acesso de veículos, Secretaria de Eventos, Grande Hall de Eventos (450m2), Cofee-brack, Salão (500m2, 400 pessoas ) divisível para eventos menores, Auditório (200 pessoas), espaços para Utilidades e Serviços ( Depósito para equipamentos alternativos, Camarins, Instalações Sanitárias, Manutenção, Dependências para Funcionários, Casas de Máquinas).

 
Um bloco vertical (3500m2) para Apart-hotel conterá:

Quarenta e oito apartamentos de um e dois quartos, extensíveis para oitenta e quatro apartamentos com um quarto, Restaurante para sessenta pessoas, Scoth-bar, Reuniões, Administração, Recepção - Estar, espaços para Utilidades e Serviços (Dependências para Empregados, Vestiários/Refeitório, Almoxarifado, Manutenção, GLP, Máquinas), Estacionamento com vagas livres para vinte e sete automóveis.


Projeto Arquitetonico da Nova Sede 206
 

As áreas externas possuirão jardins ornamentais, pisos absorventes para permeabilização do solo. Um reservatório subterrâneo recolherá as águas pluviais para seu aproveitamento.

Entre blocos existirá um pergolado, sob o qual, jardins ornamentais ambientarão átrios e circulações importantes.

A circulação vertical entre os blocos e estacionamentos, se fará por quatro elevadores, dos quais dois panorâmicos. As escadas terão antecâmaras à prova de fumaça.

A ventilação, climatização e iluminação dos grandes salões com concentração de público, serão mecânicas, porém a maioria dos ambientes utilizará os recursos naturais, também iluminação zenital.

O Grande Átrio, com pé direito duplo e jardim com cascata no setor destinado a atividades maçônicas, terá uma cobertura translúcida com efeitos visuais adequados ao espírito desta comunidade idealista e poderosa.

Os três blocos, mesmo interligados, têm independência funcional. Desta maneira será um novo espaço com serviços de alta qualidade a serem oferecidos para a cidade. A edificação será dotada de todos os recursos modernos e da informática, tanto na segurança e controles, na administração, na comunicação.

No projeto foram definidas modulações específicas no dimensionamento dos espaços dos vários setores, que permitirão flexibilidade e alternativas na utilização de suas dependências.

A obra será executada em etapas, inicialmente a Sede da GOBMG e estacionamentos. O Projeto Arquitetônico Global, já aprovado em nível Preliminar, está sendo digitalizado e caminhando para elaboração a nível Básico Executivo/ Legal, quando será submetido à Prefeitura de Belo Horizonte, na sua primeira etapa. Depois virão os Cálculos de Engenharia e Detalhamento Arquitetônico Minucioso.

As grandes economias das edificações são obtidas na confecção do Projeto Arquitetônico, fase em que é feita a composição equilibrada dos vários fatores como: 

§ dimensionamento adequado das áreas, sistema construtivo bem definido desde a estrutura esqueleto à acabamentos, aproveitamento conveniente do terreno, tudo isto aliado a um bom senso estético visual/ econômico.

Não, na fase execução da obra, quando a "receita" já está pronta. Assim o custo é específico por obra e só o saberemos quando orçarmos detalhadamente os projetos. Porém digamos que o custo, em construção, deste empreendimento seja em torno de R$ 11000000,00.

Apesar de estarem reunidas num mesmo edifício atividades bem diversificadas e levando em consideração que a Forma Estética Visual sempre é conseqüência da Função, acreditamos ter atingido o objetivo de compor um conjunto único, com personalidade própria, bem representando a personalidade de seus empreendedores.

 

Glêbson Marcos Pereira 
Engenheiro e Arquiteto

  • CONHEÇA O PROJETO DA NOVA SEDE: PLANTA 
  • ATA DA REUNIÃO DAS COMISSÕES DE CONSTRUÇÃO E DE LICITAÇÃO - REALIZADA EM 19/10/2010: LEIA

 

“Acesso restrito aos Obreiros do GOB-MG”

cadastro portal gob mg

Banneratualização Cadastral

logotipo precon

BannerJornalGOB MG2016

bb

Sem Título 1

AMI

PAEL 2016

smi

gobmg convenios

BannerInternationalCard GOB