GOB-MG comemora 75 anos de fundação

OS 75 ANOS DE FUNDAÇÃO DO GOB-MG

O dia 12 de setembro é uma data especial para todos nós maçons gobianos. Isto porque há 75 anos foi criada por um grupo de abnegados irmãos a nossa obediência maçônica: O GRANDE ORIENTE DE MINAS GERAIS – FILIADO AO GRANDE ORIENTE DO BRASIL e, por esta razão, por estar honrosa e temporariamente na sua direção, quero abraçar fraternalmente a cada irmão que integra os quadros das nossas Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas espalhadas em todo o território de nossas minas gerais.

Nesse lapso temporal, hoje podemos afirmar, com a mais absoluta certeza, que as sementes plantadas por aqueles irmãos que participaram da criação de nosso GOB-MG foram lançadas em terreno fértil, germinaram, deram frutos, continuam florescer e de forma admirável consolidaram os ideais que a Sublime Ordem nos ensina, quais sejam: o da igualdade, da liberdade e da fraternidade, como as colunas de sustentação para a nossa existência.

Hoje, portanto, além da alegria pelo aniversário, é também o momento de promovermos análise sobre o que fizemos. Contamos hoje com 361 (trezentos e sessenta e uma) Lojas Simbólicas, das quais 47 (quarenta e sete) estão em nossa Capital e 22 (vinte e duas) na região metropolitana, que congregam em seus quadros 9.443 (nove mil, quatrocentos e quarenta e três) obreiros cotizantes.

Esse expressivo de número de irmãos é oriundo de todos os segmentos sociais. Todas as profissões estão representadas em nossas colunas, o que faz delas uma escola do saber, onde todos aprendem, todos ensinam e todos crescem.

As dificuldades enfrentadas no dia a dia por qualquer organização, ocorreram e ocorrem também conosco. Contudo, as que surgiram foram harmoniosamente solucionadas, motivos que fazem orgulhos e privilegiados, por ser parte integrante desta respeitável organização maçônica.

Somos força viva da sociedade, estamos espalhados por todo o vasto território mineiro, onde procuramos sedimentar os princípios que defendemos da tolerância, da paz, da harmonia, da concórdia, do respeito às leis, bem como da defesa intransigente da família, como cédula mater da sociedade, respaldados na Igualdade, Liberdade e Fraternidade.

Portanto, meus irmãos, como força viva de parte da história que o GOB-MG construiu ao longo destes 75 anos de existência, a cinzel e martelo, a fogo e ferro, sem fugir de nossos princípios fundamentais, resumidamente, citados acima, e desta forma contribuindo para o desenvolvimento humano, social, econômico e político de nosso querido e amado BRASIL.

Parabéns a todos os irmãos gobianos e para encerrar pedimos caloroso e entusiasta viva ao GOB-MG, viva o GOB e viva nossa PÁTRIA QUERIDA, sem nos esquecer que: “UNIDOS SEREMOS MAIS FORTES”,

Altamiro Lourenço de Souza
Grão-Mestre Interino do GOB-MG

Atendimento Digital
Olá!
Como podemos te ajudar?