Grão-Mestre Cléscio Galvão participa da Sessão Magna de Sagração do Templo próprio da ARLS Estrela do Monte, nº 4647, do Oriente de Monte Carmelo

No último dia 25 de fevereiro, o Eminente Irmão Cléscio Galvão, Grão-Mestre do GOB-MG, participou da Sessão Magna de Sagração do Templo próprio da ARLS Estrela do Monte, nº 4647, do Oriente de Monte Carmelo/MG. A Sessão contou com a presença de 66 Irmãos, entre os quais o Eminente Irmão Cláudio William, Grão-Mestre Honorário do GOB-MG, o Venerável Irmão Antonio Jacy Barbosa, membro do Ilustre Conselho Estadual do GOB-MG, além de Veneráveis Mestres e representantes de diversas Lojas co-irmãs da região, inclusive de outras Potências.

Diversos Irmãos fizeram uso da palavra para enaltecer e parabenizar o trabalho virtuoso dos abnegados membros da ARLS Estrela do Monte, que em tempo curto foram capazes de adquirir/construir o seu Templo próprio.

O Eminente Irmão Cléscio Galvão, em seu pronunciamento, destacou o engajamento de todos os membros desta jovem Oficina, o que propiciou a sagração de sem templo próprio em curto espaço de tempo. Além disso, o Eminente ressaltou a importância da união e irmandade da Maçonaria Regular Mineira, que hoje é referência não só no Brasil, mas também em outros países, e exortou a todos a serem os verdadeiros construtores sociais, para que possam ser artífices de uma sociedade mais justa e fraterna.

Após a Sessão, foi servido à moda mineira um farto e delicioso jantar dançante, tendo no cardápio principal “feijão tropeiro e leitoa(s) assada(s)”.

Do Oriente de Monte Carmelo
O município de Monte Carmelo, situado no Alto Paranaíba, é um pólo-regional com cerca de 50.000 habitantes. Lá já havia duas Lojas Maçônicas: a União Carmelitana (COMAB), fundada da década de 1930, e a Acácia do Monte (GLMMG), fundada na década de 90. As Lojas Maçônicas do GOB mais próximas na região são a Trabalho e Justiça, nº 1839, do Oriente de Coromandel, e a União Humanitária Central, nº 228, do Oriente de Estrela do Sul. Muitos Irmãos residentes e domiciliados no Oriente de Monte Carmelo foram iniciados nestas Lojas, principalmente na União Humanitária Central.

Da  fundação da Loja Estrela do Monte
No início de 2018, o então GME Irmão Cláudio William incumbiu o Irmão Freude Franco Marra, da ARLS Trabalho e Justiça (na época Coordenador Regional) para que arrebanhasse um grupo de Irmãos da região visando a fundação de uma nova Loja do GOB em Monte Carmelo. Auxiliado diretamente pelos Irmãos Édson Honório de Souza, também da Loja Trabalho e Justiça, Domingos Eduardo Nogueira e Murilo Naves Oliveira, todos residentes em Monte Carmelo, procuraram e se reuniram por mais de uma vez, principalmente com alguns Irmãos residentes em Monte Carmelo, mas que faziam parte do Quadro de Obreiros da ARLS União Humanitária Central, do Oriente de  Estrela do Sul (não por acaso escolhida para ser a Loja-mãe da futura nova Loja do GOB). No dia 09 de junho de 2018 nascia oficialmente a ARLS Estrela do Monte, nº 4647.

Inicialmente, alugou-se um pequeno galpão, onde se reuniam, agora de forma oficial. Pouco depois, a mesma passou a funcionar em anexo ao Lions Club de Monte Carmelo (subsolo), onde também permaneceu por um bom tempo.

A Loja teve como seu primeiro Venerável Mestre o Irmão Freude Franco Marra, que para isso deixou a Coordenação Regional dedicando-se exclusivamente à Loja Estrela do Monte, quando posteriormente passou o malhete ao Irmão Murilo Naves Oliveira que deu sequência ao trabalho, adquirindo novos membros.

O Senso de pertencimento dos membros da ARLS Estrela do Monte é muito forte. Juntos superaram muitos obstáculos e conseguiram se manter firmes em seus propósitos. Cada um ao seu modo ajudou e prosperou, mesmo no sonho do templo que parecia tão distante!

Nem mesmo a Pandemia da Covid-19 arrefeceu os ânimos destes abnegados Irmãos, que se mantiveram firmes, unidos e em constante contato entre si, mesmo sem reuniões presenciais. “Aproveitaram” o momento atípico para refletirem e planejarem o erguimento das instalações definitivas (Templo próprio). Assim que os trabalhos presenciais retomaram, colocaram em prática as últimas ações para tal. E assim o fizeram. O resultado pôde ser comprovado no último sábado, dia 25 de fevereiro: um belíssimo, moderno e aconchegante Templo Maçônico completo, com uma estrutura social (de lazer) composta por um amplo salão social, cozinha e mobiliário completos, inclusive com piscina. Além disso, é do aluguel desta parte social para festas de aniversários, casamentos, etc, para a sociedade local que a Loja Estrela do Monte tem obtido renda pecuniária para ajudar a custear seus trabalhos e ações.

Essa é a atual gestão do GOB-MG não medindo esforços para estar junto aos Irmãos e Lojas!

Atendimento Digital
Olá!
Como podemos te ajudar?