Grão-Mestre participa de Sessão comemorativa aos 40 anos da ARLS Fraternidade Carmelitana

Na noite do dia 12 de julho o Eminente Irmão Cléscio Galvão, Grão-Mestre Estadual do GOB-MG, participou de sessão na Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro, alusiva à comemoração dos 40 anos de fundação da ARLS Fraternidade Carmelitana, nº 2185, daquele Oriente.

A sessão foi brilhantemente conduzida pelo Venerável Mestre Irmão Edson Rodrigo Marinho com a participação dos demais Oficiais da Loja e contou com ilustre presença de comitivas de várias Lojas da região e das seguintes autoridades maçônicas e civis:

  • Eminente Irmão Guilherme Santos – Secretário Geral de Entidades Paramaçônicas do GOB
  • Poderoso Irmão Pedro Brito – Grande Secretário da Guarda dos Selos do GOBMG
  • Poderoso Irmão Vander Borges – Deputado Federal junto a SAFL
  • Venerável Irmão Rogério Pinto Cardoso – Deputado Estadual junto a PAEL
  • Irmão Benedito Gonçalves – Venerável Mestre da ARLS Caminho das Oliveiras, do Oriente de Alpinópolis
  • Irmão Leonardo Pereira – Venerável Mestre da ARLS Acácia do Sapucai, do Oriente de Carmo do Rio Claro
  • Exmo. Sr. Felipe Cardoso Carielo – Prefeito Municipal
  • Exmo. Sr. José Joaquim Silva – Vereador
  • Exmo. Sra. Margarida Sueli das Graças – Vereadora

Na oportunidade o Eminente Irmão Cléscio Galvão proferiu palestra abordando o papel da Maçonaria frente aos problemas sociais e em especial ante ao atual estágio de beligerância política que vivenciamos.

A Loja foi homenageada com uma placa ofertada pela Câmara Municipal, sendo que o GOB-MG também lhe ofertou uma placa como marco de seu aniversário de fundação e reconhecimento e regozijo por tê-la em nosso quadro de Lojas jurisdicionadas.

Veja mais fotos da sessão:

Saiba mais da história da ARLS Fraternidade Carmelitana:

12/07/1982: Fundação da Loja por iniciativa do Irmão Othon Pinto Cardoso, que era oriundo do oriente de Campinas(SP), e a Loja Alfenas Livre do oriente de Alfenas(MG) foi a “Loja Mãe”. A Loja Deus Universo e Virtude do oriente de Passos iniciou um projeto de apoio, participando das suas reuniões o orientando na condução dos trabalhos.A Loja funcionou inicialmente no andar térreo da casa do Irmão Guido Domingos Alves. Depois passou para um espaço onde nos finais de semana funcionava uma boate. E ainda em um terceiro endereço em uma das salas do antigo Grupo Escolar José de Andrade Vilela.
16/04/1983: A Loja transfere suas atividades para seu prédio próprio na Av. Rondon Pacheco. A construção do seu prédio próprio só foi possível pela dedicação dos irmãos do seu quadro, como de pessoas do mundo profano simpatizantes com a maçonaria e também de outras Lojas da região.
28/01/2002: Criação do Capítulo da Ordem Demolay.
20/08/2005: Fundação da nossa “Loja Filha” Caminho das Oliveiras do oriente de Alpinópolis(MG).
24/03/2008: Decreto Municipal nr.1951 declara a Fraternidade Carmelitana Entidade de Utilidade Pública.
2010: Acolhimento da Loja Acácia do Sapucahí jurisdicionada à Grandes Lojas de Minas Gerais para realização de suas reuniões em seu templo.
08/03/2013: Pelo Ato nr. 17318 o GOB concede à Fraternidade Carmelitana a honraria de “ Benfeitora da Ordem”.
01/01/2017: As duas Lojas deste oriente de Carmo do Rio Claro assumem a administração da Apae.
2018: A Loja Acácia do Sapucahí agradece a disponibilização do templo para suas reuniões durante 8 anos e passa a reunir no seu próprio templo.

No período de março/2020 até janeiro 2022 a Loja permaneceu fechada em função da pandemia do Corona Vírus e retomou os seus trabalhos no dia 24/01/2022.


12/07/2022: Com a presença do Eminente Grão Mestre Estadual Irmão Cléscio César Galvão foi celebrado o marco de 40 anos de fundação da Loja com um evento na Câmara Municipal e um jantar no Restaurante Pontal do Lago.

Atendimento Digital
Olá!
Como podemos te ajudar?