IV CONCURSO LITERÁRIO DO GOB – MG | REGULAMENTO

DOCUMENTOS:

GRANDE ORIENTE DO BRASIL – MINAS GERAIS GRANDE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA


NORMATIVA N.º EGM-08/18 – GSEC DE 23 DE MAIO DE 2018, DA E.’. V.’.

ASSUNTO: AUTORIZA A PUBLICAÇÃO DO REGULAMENTO DO IV CONCURSO LITERÁRIO DO GOB – MG

Data: 23 de maio de 2018 I – DO OBJETIVO

O Grande Oriente do Brasil – Minas Gerais, por meio de sua Grande Secretaria de Educação e Cultura, torna público o presente regulamento de participação no concurso literário que escolherá os autores do quarto volume da obra “Obreiros em Tempo de Articulação – Literatura do GOB-MG”, que tem como objetivo compilar os melhores trabalhos – apresentados em loja ou não – produzidos e inscritos por irmãos regulares dos quadros das lojas maçônicas brasileiras – jurisdicionadas às mais diversas potências, assim como suas respectivas esposas, pais e filhos – relacionados ao tema “POLÍTICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL !”, no período de 04 de junho a 30 de setembro de 2018.

II  – DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E DA ORGANIZAÇÃO

  1. Poderão participar do concurso literário apenas os irmãos que se encontrem em situação de regularidade junto à potência maçônica à qual pertençam. A participação das esposas, pais e filhos fica também condicionada à situação de regularidade do irmão junto à sua potência maçônica.
  2. O texto apresentado deverá ser obrigatoriamente inédito, seja na forma impressa, seja na forma eletrônica, sendo aceitos também trabalhos que já tenham sido apresentados em loja, desde que não tenham sido
  3. Não serão aceitas obras póstumas nem assinadas por
  4. Cada concorrente poderá participar com apenas 1 (um) texto, sendo vedada a
  5. O tema central escolhido para este concurso literário é “POLÍTICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL!”.

 

5.1 – ABORDAGEM: O AUTOR PODERÁ FAZER DESDOBRAMENTOS E OU OPTAR POR TEMAS TRANSVERSOS, ABORDANDO, POR EXEMPLO, A POLÍTICA COMO SOLUÇÃO PARA O IMPASSE NACIONAL, OS PARTIDOS POLÍTICOS COMO SOLUÇÃO OU PROBLEMA DA SITUAÇÃO ATUAL, O PODER DO VOTO COMO TRANSFORMADOR DO QUADRO POLÍTICO, A ELITE POLÍTICA E A POLÍTICA, POLÍTICA E POLITICAGEM, AS NOVAS MANEIRAS DE SE FAZER POLÍTICA ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS, O ESPAÇO POLÍTICO, POLÍTICA E FAMÍLIA, POLÍTICA E UNIVERSIDADE, POLÍTICA E CONVÍVIO SOCIAL, A POLÍTICA COMO FORMA DE MANUTENÇÃO DE PRIVILÉGIOS, A POLÍTICA COMO FORMA DE COMBATE À VIOLÊNCIA, A POLÍTICA COMO AGENTE DE PACIFICAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E IGUALDADE SOCIAL, POLÍTICA COMO FORMA DE SUPERAÇÃO DOS CONFLITOS RELIGIOSOS, POLÍTICA E DIVERSIDADE, PARLAMENTARISMO, PRESIDENCIALISMO, A FRAGMENTAÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS, POLÍTICA REGIONAL X POLÍTICA NACIONAL, A MULHER NA POLÍTICA, O JOVEM E A POLÍTICA, O IDOSO E A POLÍTICA, A OBRIGATORIEDADE DO VOTO ETC.

6 – Os autores deverão utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas, 1,5 cm entre os parágrafos e todas as margens medindo 3 cm. Os textos deverão conter 2 (duas) a 05 (cinco) páginas.

  1. A organização do volume IV da obra “Obreiros em Tempo de Articulação” ficará sob a responsabilidade do irmão Eugênio Maria Gomes, Grande Secretário de Educação e Cultura do GOB-MG, que também se encarregará de compor a equipe que selecionará os textos a serem
  2. É vedada a participação de membros da Grande Secretaria de Educação e Cultura do GOB-MG, assim como dos membros da equipe responsável pela seleção dos textos do referido concurso literário.

III  – DO CALENDÁRIO DO CONCURSO LITERÁRIO

  1. lançamento do regulamento: 23 de maio de 2018;
  2. Período de inscrição dos trabalhos: 04 de junho a 30 de setembro de 2018;
  3. Análise dos textos: de 1 de outubro a 15 de novembro de 2018;
  4. Divulgação do resultado preliminar até 30 de novembro de 2018;
  5. Recebimento de recursos on-line até 72 horas após o resultado preliminar;
  6.  Avaliação dos recursos até 16 de dezembro de 2018;
  7. Divulgação final dos resultados: até 30 de dezembro de 2018, através do site do GOB-MG. Http://www.gobmg.org.br/

 

IV  – DAS INSCRIÇÕES

 

  1. As inscrições no concurso literário do GOB/MG serão realizadas exclusivamente pela internet. Os trabalhos deverão ser enviados para o e-  mail obreirosemtempodearticulacao@uol.com.br com o assunto: “Inscrição no Quarto Concurso Literário GOB-MG – Obreiros em Tempo de Articulação”. Deverá ser anexado o trabalho em formatos word e pdf, acompanhado da ficha de inscrição contendo nome do autor, loja e potência a que pertence, número do CIM, breve currículo (no máximo 8 linhas) e foto digitalizada formato 3×4, os quais serão utilizados na obra caso o concorrente seja selecionado. Favor não enviar foto como figura do Word – a foto deverá ser enviada, exclusivamente, no formato JPG, em arquivo separado.
  2. Serão automaticamente desconsiderados os textos que chegarem ao e-mail após o dia 30 de setembro de 2018 ou desacompanhados da ficha de inscrição, do breve currículo e da
  3. Os textos deverão apresentar o título do trabalho e o nome do

 

V  – DA SELEÇÃO

  1. O julgamento será feito por uma comissão julgadora composta por intelectuais maçons, de saber amplamente reconhecido e comprovado em literatura, indicada pelo Grande Secretário de Educação e Cultura do GOB- MG.
  2. A avaliação dos textos será realizada com base nos critérios de originalidade, criatividade, qualidade técnico-literária empregada e respeito à formatação e limitação de caracteres especificadas no item 6, da parte II (das condições de participação).
  3. Divulgada a seleção inicial pela referida comissão, caberá recurso no prazo de 72 horas.
  4. Das decisões finais da comissão julgadora não caberá novo
  5. Serão selecionados os melhores textos para publicação no livro “Obreiros em Tempo de Articulação – Literatura do GOB-MG” – volume

VI  – DA PREMIAÇÃO

  1. Todos os participantes, independentemente de classificação, farão jus ao “Certificado de Participação no Concurso Literário do GOB-MG”.
  2. Os autores classificados, além de terem seus trabalhos publicados no volume IV da obra “Obreiros em Tempo de Articulação – Literatura do GOB-MG” receberão a placa “Prêmio Obreiros em Tempo de Articulação” e diploma de participação.
  3. A solenidade de premiação acontecerá em data a ser marcada pelo GOB- MG, quando também acontecerá o lançamento da obra, resultado deste concurso literário.

 

VII  – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1- Ao se inscreverem, os participantes concordam em ceder os direitos autorais dos textos ao GOB/MG, para publicação ou divulgação impressa e por meio eletrônico.

  1. O GOB/MG não será responsável por nenhuma despesa referente ao comparecimento dos participantes à cerimônia de premiação.
  2. A Secretaria Geral de Educação e Cultura do GOB/MG é a realizadora deste concurso.
  3. A obra será registrada na Biblioteca Nacional e terá ISBN (Sistema Internacional Padronizado de Livros) com o registro de autoria “Vários autores” e “Organização” Eugênio Maria Gomes – Secretaria de Educação e Cultura do GOB/MG.
  4. Os trabalhos recebidos não serão devolvidos e passarão a pertencer ao acervo do Grande Oriente do Brasil – Minas
  5. A participação neste concurso implica aceitação total e irrestrita de todos os itens deste
  6. Casos omissos serão resolvidos pela comissão

Belo Horizonte (MG), 23 de maio de 2018

Cláudio Willian Alves
Grão-Mestre do GOB-MG

 

Eugênio Maria Gomes
Secretário de Educação e Cultura do GOB-MG

Atendimento Digital
Olá!
Como podemos te ajudar?