Relatório de atividades das Lojas da 8ª Regional do GOB-MG.

Para conhecimento do GOB-MG e lojas jurisdicionadas, passamos abaixo o relatório de atividades permanentes e transitórias praticadas pelas lojas da 8ª Regional do GOBMG.

A) Loja Tiradentes 4, nº 1204 – Oriente de Campo Belo-MG

1 – Festa do Galeto – A Festa do Galeto e da Cerveja é um evento tradicional que já acontece em Campo Belo há 20 anos! Uma festa para centenas de convidados, com o melhor da comida e da bebida, shows com grandes bandas e um público selecionado, onde figura a alta sociedade campobelense. Toda a estrutura do evento fica a cargo e responsabilidade da Loja Maçônica Tiradentes, que trabalha por meses a fio para que tudo seja um sucesso. Já há consenso entre os participantes que esta é a melhor festa social da cidade.

Toda a renda líquida do evento é destinada à manutenção do fraldário solidário, que fabrica e distribui anualmente mais de 30 mil fraldas geriátricas para pacientes acamados e de baixa renda, que sem este apoio, não teriam outra maneira de ter a dignidade necessária para enfrentar estes momentos difíceis. As pessoas que fabricam as fraldas, cerca de 30, são todas voluntárias, sendo a maioria parentes dos beneficiados, que colaboram com as atividades por reconhecerem a importância deste
trabalho social.

A festa conta com a colaboração de toda a sociedade, quer seja por meio da compra dos ingressos, que seja por meio do patrocínio de empresários que entendem a grandeza deste trabalho.

2 – Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paula – Uma grande parte da diretoria é composta por IIr.’. da Tiradentes, tendo inclusive como provedor o Ir∴ José Geraldo Fernandes. Prestando serviço para aproximadamente 150 mil habitantes da regional de Campo Belo, a Santa Casa é hoje uma instituição sanada, sem dívidas, que cresceu muito como estrutura, sendo uma referência para as outras Santas Casas da região. Com uma administração séria e comprometida, presta serviços de excelência e é reconhecida pela população e pela comunidade médica pela qualidade dos serviços prestados.

3 – Capítulo Belos Campos nº 498 da Ordem Demolay – Como de costume, no início do ano realiza-se a Arrecadação alimento ou material escolar. Neste ano arrecadamos alimentos e roupas, devido as fortes enchentes que atingiram a cidade.

Com o recolhido, foram ajudadas cerca de 35 famílias. A filantropia é feita de modo simples, onde há um ’’pit-stop’’ dos DeMolays na frente dos supermercados da cidade.

Na véspera da Páscoa, o Capítulo Belos Campos, faz em média 150 ovos de páscoa para doar para instituições locais, como a APAE e o centro espírita de nossa cidade. São duas equipes de produção, que são dívidas pela diretoria de acordo com a necessidade do capítulo. O trabalho é dividido em turnos que possuem cerca de 5 ou 6 horas por dia, com média de 7 a 10 membros para confeccionar os ovos.

Em datas avulsas, escolhidas pelo Mestre Conselheiro, são visitadas as entidades da comunidade que cuidam de idosos ou deficientes físicos, tentando levar um pouco de distração a eles, sendo que os membros se fantasiam de personagens alegres; É realizado junto a eles, um delicioso café da tarde.

Filantropia do dia das crianças e a Filantropia de Natal consiste em brincadeiras e presentes com as crianças carentes. No último, no dia das crianças, o Capítulo foi ao Centro Espírita da comunidade, doando alguns brinquedos para as crianças que eles ajudam.

É de suma importância ressaltar que todas as filantropias são realizadas
com o apoio de Tios Maçons. Ressalta-se também que, para realizar os projetos com eficiência, o dinheiro doado pela Loja patrocinadora do Capítulo é distribuído conforme necessário, o qual é utilizado da melhor maneira possível.

4 – APAE (Associação de Pais e Mestres) – Com uma parceria que já dura vários anos, a Loja Tiradentes auxilia a entidade em todas atividades que visam arrecadar fundos. Além de contribuir financeiramente, disponibiliza a mão de obra dos irmãos nas atividades realizadas pela entidade, como a tradicional Festa Junina da APAE.

5 – SOS (Serviço de Obras Sociais) – A Loja faz contribuições financeiras e auxilia na distribuição de produtos como cestas básicas, para as famílias assistida pela entidade. Apenas neste mês, os irmãos da Tiradentes auxiliaram na distribuição de 280 cestas alimentares a pedido dos dirigentes da entidade.

6 – ACE (Associação Comercial e Industrial de Campo Belo) – Contamos sempre com a presença de irmãos frente à diretoria da associação.

7 – Loja Tiradentes e Rotary Club de Campo Belo – Embora não haja uma parceria no sentido formal da palavra, as duas entidades sempre estiveram afinadas e colaborativas em seus trabalhos. A tradicional Festa do Trabalhador, que ocorre anualmente, sempre contra com a presença e parceria do Capítulo Belos Campos da Ordem Demolay, que através de uma barraca de sucos e pizzas, direciona o lucro líquido da atividade para ações filantrópicas. Os maçons também participam ativamente desta festa. Os membros do Rotary Club são também fiéis parceiros no prestígio da Festa do Galeto, colaborando assim para os trabalhos do fraldário. Além disso, nos últimos dez anos, tivemos 4 irmãos e duas cunhadas da Loja Tiradentes à frente da diretoria do Rotary.

B – Loja Maçônica Irmão Antônio Batista – Oriente de Oliveira-MG

1 – A Loja promove o apoio beneficente e ajudas assistenciais a várias entidades da cidade de Oliveira, entre elas o pagamento de consultas a pessoas mais necessitadas; a realização da Campanha do Cobertor, visando colher cobertores e agasalhos que são distribuídos a entidades assistências do município; entrega de cestas básicas a pessoas carentes; colaboração constante com o Asilo de Idosos da cidade; apoio permanente à APAE e suas atividades; ações beneficentes junto à Vila Vicentina entre outros.

C – Loja Acácia dos Perdões – Oriente de Perdões/MG

1 – Contribuição mensal com as Despesas de Padaria do Projeto Vida Nova.
2 – Distribuição de cestas básicas às famílias necessitadas, devidamente analisada pelo hospitaleiro.
3 – Manutenção das despesas de um Ir.’. em dificuldade financeira e psicológica.( Em conjunto com a Tiradentes 1204)
4 – Doações de cesta básica a um Ir.’. adormecido.
5 – Doação de Fraudas e produtos de higiene pessoal ao Latemp.
6 – Auxílio a uma família do povoado do Retiro dos Pimentas, que tem uma bebezinha com problemas nos pezinhos.
7 – Doação de 2.000 reais em alimentos ao projeto Criança Feliz, para distribuição de cestas básicas.
8 – Auxílio a um Ir.’. do Quadro a pagar a cirurgia de seu neto, cirurgia esta de extrema necessidade.
9 – Realização anual da Festa do Galeto e da Cerveja, com objetivos filantrópicos.

Estas são, em resumo, as principais atividades exercidas pelas lojas da 8ª Região. Neste relatório não constam as inúmeras atividades exercidas de maneira individual por nossos valorosos IIr.’., todos conscientes da importância de seu papel na sociedade em que vivem e de sua postura como agentes transformadores para toda a comunidade.

Sem mais, agradeço a oportunidade de expor parte de nosso trabalho em busca de um mundo mais justo e perfeito!

Atenciosamente,
_________________________________________