Eventos das Lojas | Monumento “Obelisco Maçônico” em Felisburgo – MG

Neste ano a Loja Maçônica Nascentes de Pureza – 2679 – GOB – Felisburgo – MG, completou 29 anos de fundação. Para comemorar esta data tão importante, foi construído na parte central da cidade, um “Obelisco Maçônico” entre o Cruzamento das Avenidas Brasil e Herculano José de Souza, próximo ao Terminal Rodoviário e a Praça do Cemitério, onde servirá também de uma rotatória, pois há intenso tráfego de veículos que acessam as cidades circunvizinhas.

Trata-se de um monumento “marco maçônico” existente em todas as capitais e cidades brasileiras que tem uma Loja Maçônica. Significando que o município conta com uma Loja justa, perfeita e regularmente constituída. Com isso, as pessoas que passam por Felisburgo – MG, saberão da existência da Loja e do movimento maçônico local existente.

Monumento este constituído de uma base com três degraus e um pilar de pedra, ferro e concreto, revestido de granito, que possui em sua parte mais alta um símbolo maçônico representado por um esquadro, um compasso e a letra G, formando um triângulo como “instrumentos da ciência e da geometria maçônica”, tendo cada instrumento um significado.

O esquadro, por exemplo, é utilizado em obras civis e também pode ser usado para fazer linhas retas verticais com precisão para 90°. A união da linha vertical com a linha horizontal demonstra retidão e também a ação do homem sobre a matéria e sobre si mesmo, tendo uma conduta guiada pela linha reta, dando ideia da imparcialidade e precisão de caráter.

O compasso é um instrumento de desenho que faz arcos de circunferência e também para tomar e transferir medidas. É o símbolo do espírito, do pensamento nas diversas formas de raciocínio, e também do relativo (o círculo) dependente do ponto inicial (o absoluto). Os círculos traçados com o compasso representam as lojas. E o símbolo mais básico alcançado pelo compasso é o círculo com um ponto no centro, que simboliza o Sol.

A letra G representa a Geometria como a ciência maçônica, como foco do estudo, conhecimento, prática do trabalho e principalmente como origem da Arte Real, base para o uso de todas as ferramentas do maçom.

A história da Maçonaria em Felisburgo – MG, é marcada pelo envolvimento de seus membros em campanhas de fraternidade. Iniciou-se com a fundação do Triangulo Maçônico Rei Davi em 08 de Agôsto de 1992, pelo Ir.: Raimundo Nonato Magalhães, sendo também o seu primeiro Venerável.

Com 29 anos de fundação, o Triângulo Maçônico Rei Davi, hoje Loja Maçônica Nascentes de Pureza, nº 2679 – REAA – Jurisdicionada ao GOB – MG e Confederada ao GOB – DF – Poder Central, contou também com o apoio da Loja mãe Obreiros do Vale, nº 1890 – Jequitinhonha – MG, tendo os mesmos objetivos de uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, fraterna, educativa e progressista, de homens livres e de bons costumes, sempre prezando pelo o bem comum e o aperfeiçoamento de seus membros.

Haja visto no Asilo Municipal uma placa de agradecimento pelos serviços prestados e entre  seus membros vários irmãos e cunhadas ligados (as) a setores da Repartição Pública Municipal, ajudando na busca de soluções que visem ao bem estar da população.

Assim sendo, estamos resgatando valores e atuando como modelo das coisas sensíveis ao cotidiano, ao institucional e no princípio da unidade que rege nossa instituição, cuja atividade é em favor da sociedade mais necessitada e dos nossos irmãos através da filantropia.

Aos valorosos irmãos, Clóvis Renato de Souza, Getúlio Rodrigues dos Santos e José Lúcio Rocha, sem a contribuição maior de vocês, não seria possível a construção deste Monumento “Obelisco da Loja Maçônica Nascentes de Pureza”.

A Prefeitura Municipal de Felisburgo – Prefeito Sr. Ideuvan Avelar, a vice Prefeita Sra. Fatima Brandão (nossa cunhada) pela liberação do espaço público, ao Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Irmão Edmário Dias pelo empenho na documentação e de todos os outros irmãos que de uma forma ou de outra contribuíram também para a realização desta grande Obra, marco em nossa cidade.

O Obelisco Maçônico serve não apenas para lembrar que a Maçonaria está presente na cidade de Felisburgo, mas, para reafirmar que todos podem contar com a instituição sempre que for necessário, e que seus membros estarão apostos para lutar e combater o mau e o que vai contra os bons costumes.

O maçom prega a tolerância, pratica a caridade sem distinção de raças, cor, crenças, opiniões, e luta contra a hipocrisia e fanatismo.
Ser maçom é querer harmonia das famílias, a concórdia dos povos e a paz do gênero humano.

Atendimento Digital
Olá!
Como podemos te ajudar?