GOB-MG recebe o Supremo Tribunal Federal Maçônico para Sessão Solene e atividades de congraçamento entre a família maçônica

Nos dias 17 e 18 de março, Belo Horizonte recebeu os Eminentes do Supremo Tribunal Federal Maçônico (STFM-GOB) com uma programação diversa e a presença de muitas autoridades locais, estaduais e nacionais.

A recepção aos Ministros começou com passeios turísticos e gastronômicos pela capital mineira, enquanto o evento principal, na noite de sexta-feira (17), foi organizado pelo Grande Oriente do Brasil – Minas Gerais, e contou com a participação dos maçons de todo o Estado de Minas Gerais, em especial dos Juízes dos Tribunais de Justiça e Eleitoral do GOB-MG, além do Ministério Público Estadual.

A abertura da solenidade contou com a entrada dos maçons e suas esposas, conduzidos pelo sobrinho Pedro Leonel, Mestre Conselheiro do Capítulo DeMolay “Jovens Templários de Sabará”, nº 473. Em seguida, foram solenemente escoltados as dignidades e autoridades maçônicas:

  • Venerável Irmão Regis Moreira Pinto, Presidente do Egrégio Tribunal de Contas (TEC-MG);
  • Venerável Irmão José Moisés de Almeida, Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça Eleitoral (TJE-MG);
  • Venerável Irmão José Cândido de Oliveira, Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça Maçônico de Minas Gerais (TJM-MG);
  • Poderoso Irmão Marcos Eugênio Dornas; Grande Procurador do Estado de Minas Gerais;
  • Eminente Irmão Adriano Pereira Pinheiro, Presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa de Minas Gerais (PAEL-MG);
  • Eminente Irmão Cléscio César Galvão, Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil – Minas Gerais.

As autoridades maçônicas mineiras compuseram uma guarda de honra, diante da balaustrada do Templo Nobre “Belo Horizonte”, para receber o cortejo do Supremo Tribunal Federal Maçônico naquele dia composto pelos seguintes ministros:

  • Eminente Irmão Gildásio Figueiredo Holanda;
  • Eminente Irmão Paulo Roberto de Araújo Barros;
  • Eminente Irmão Derly Mauro Cavalcante da Silva;
  • Eminente Irmão Amauri Pinto Ferreiro;
  • Eminente Irmão Alcides Martins;
  • Eminente Irmão Wanderley Salgado de Paiva;
  • Eminente Irmão Augusto Martinez Perez;
  • Eminente Irmão José Moretzsohn de Castro.

Destacamos que a Sessão daquela Excelsa Corte foi presidida pelo Ministro José Moretzsohn de Castro, tendo em vista impossibilidade de presença em razão de compromisso profissional do Sapientíssimo Presidente Irmão José Manoel.

Após o pronunciamento do Eminente Grão-Mestre Cléscio Galvão, os ministros foram condecorados com a Medalha Tiradentes em uma demonstração institucional de apreço pelo seu trabalho e méritos, bem como uma manifestação palpável do laço entre eles e o GOB-MG.

Depois, com o auxílio da ilustre Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul – Minas Gerais, a cunhada Maria Dante, e da Presidente em exercício, a cunhada Rita Cunha, os Ministros foram agraciados com a entrega de mimos e presentes em nome da FRAFEM e do GOB-MG.

Por fim, após as formalidades e cortesias da abertura solene, os convidados foram levados ao Espaço Acácia para um happy hour com petiscos mineiros e música ao vivo, enquanto os mestres maçons permaneceram no Templo Nobre para a Sessão restrita do STFM, onde ocorreram os julgamentos dos processos maçônicos.

Durante o sábado, os Ministros compareceram para a abertura do cerimonial do Encontro Estadual da Fraternidade Feminina e depois seguiram para a inauguração das novas instalações do palácio do GOB-MG, com destaque para o plenário dos Egrégios Tribunais e da Biblioteca Maçônica “Irmão Eros Vítor da Silva”.

Finalmente, para a despedida, foi servido um excelente almoço com o cardápio da típica culinária mineira ao som do músico Aury Jr., e todos retornaram em segurança para os seus lares, ao fim de uma ocasião de intercâmbio de saberes, exercício de hospitalidade e congraçamento entre a família maçônica.

Atendimento Digital
Olá!
Como podemos te ajudar?