Grão-Mestre Cléscio Galvão participa da comemoração de 150 anos da ARLS União Humanitária, nº 0228, no Oriente de Estrela do Sul

No dia 02 de dezembro, o Eminente Irmão Cléscio Galvão, Grão-Mestre do GOB-MG, participou da comemoração de 150 anos de fundação da ARLS União Humanitária, nº 0228, no Oriente de Estrela do Sul. Neste ano que se aproxima do final, os Irmãos tiveram a honra de vivenciar datas históricas para a cidade, estado e em especial para a maçonaria estrela-sulense, mineira e brasileira. Datas ímpares que, com certeza, faz de todos cidadãos e Irmãos privilegiados.

Com júbilo, recentemente a população mineira pôde comemorar os 300 anos de Minas Gerais. Neste ano, os 300 anos do início da povoação de Estrela do Sul, os 200 anos do Grande Oriente do Brasil e, por último, no dia 30 de novembro, os 150 anos de fundação da ARLS União Humanitária Central, nº 0228, do Oriente de Estrela do Sul, federada ao GOB e jurisdicionada ao GOB-MG. Com certeza, os Irmãos levarão para sempre em suas memórias a grata satisfação em poder testemunhar e participar de comemorações singulares em suas vidas.

Fundada em 30 de novembro de 1872, o aniversário de 150 anos da ARLS União Humanitária foi comemorado no dia 02 de dezembro de 2022. O primeiro Venerável Mestre foi o Irmão Clementino Martins Borges, nascido por volta de 1820, em Patos de Minas, e falecido em 1910 nesta cidade, foi casado com Joana de Deus de São José, filha do Padre Francisco José da Silva com Ana Jacinta de São José (dona Beja). Tendo ficado adormecida durante anos, mas graças a coragem, dedicação e amor à Ordem de um grupo de Irmãos que, em 1985, se juntaram, resolveram e soergueram a Loja União Humanitária.

A Sessão comemorativa teve como finalidade render mais sincera e merecida homenagem aos Irmãos que, no passado, fizeram parte desta história e também aos Irmãos do presente, que lá estiveram com a responsabilidade de dar continuidade a este legado tão importante para a instituição e também para a comunidade de Estrela do Sul.

O Venerável Mestre da Loja, Irmão Aparecido J. A. Pereira, teve a honra de homenagear estes e outros valorosos Irmãos que comporam o quadro de obreiros e somar esforços para que lá estivéssem e continuar essa bela história através dos tempos… Os Irmãos Ademir França, José Dias de Rezende e Rubens Gomes Horta receberam a merecida homenagem como soerguedores, foram homenageados também todos os ex-veneráveis presentes na Sessão.

Além disso, registraram homenagem e respeito ao também soerguedor, Sapientíssimo Irmão João Mendes Vieira, obreiro útil e dedicado com 60 anos de vida maçônica, membro ativo da Oficina que por motivo de força maior não pôde estar presente. A Sessão teve a honra de ser abrilhantada por Irmãos de 25 queridas Oficinas ali representadas dos mais diversos Orientes.

A Sessão contou com a presença das seguintes autoridades maçônicas:

  • Eminente Irmão Cléscio Galvão – Grão-Mestre do GOB-MG;
  • Eminente Irmão Adriano Pinheiro – Presidente da PAEL/GOB-MG;
  • Venerável irmão Giovani José Pereira – Juiz do ETJM/GOB-MG;
  • Venerável Irmão Alexandre Hamilton de Lima – Conselheiro ETEC/GOB-MG;
  • Ilustre Irmão Antônio Jacyr Barbosa – Membro do Ilustre Conselho Estadual do GOB-MG;
  • Ilustre irmão Sérgio Passos – Secretário Executivo da PAEL/GOB-MG;
  • Ilustre Irmão Wiliam Leite – Auxiliar do Gabinete do Grão-Mestre do GOB-MG.

Tendo transcorrido totalmente dentro do planejado, Irmãos do quadro e visitantes se manifestaram sobre o ato realizado e a Sessão foi encerrada com as considerações apresentadas pelo Eminente Irmão Cléscio Galvão.

Dando continuidade ao evento, foi oferecido um jantar à toda família maçônica, com a presença de autoridades maçônicas e civis. Procedeu-se as homenagens através da entrega de certificados de honra ao mérito aos familiares de ex-veneráveis e outros Irmãos com relevantes participações na história da Loja, à Fraternidade Feminina, à Exma. Sra. Prefeita Dayse Galante e ao Eminente Irmão Cléscio César Galvão.

Sob diversas manifestações de apoio e felicitações, seguiu-se a festividade até a madrugada sob clima de muita fraternidade e harmonia.

Atendimento Digital
Olá!
Como podemos te ajudar?