Grão-Mestre Cléscio Galvão participa de comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil no Oriente de Ouro Preto

No dia 15 de outubro, o Eminente Irmão Cléscio Galvão, Grão-Mestre do GOB-MG, participou das cerimônias promovidas pelas Lojas Maçônicas da Região dos Inconfidentes em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Com vasta programação no Oriente de Ouro Preto, o evento contou também com a brilhante participação do Sereníssimo Irmão Sérgio Quirino Guimarães, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, e do Sereníssimo Irmão Vanderlei Geraldo de Assis, Grão-Mestre do Grande Oriente de Minas Gerais e Presidente da COMAB.

O evento foi promovido pelas seguintes Oficinas e seus respectivos Veneráveis Mestres com a participação de Irmãos do quadro:

  • ARLS Cavaleiros da Inconfidência Mineira (GOB-MG), do Oriente de Ouro Preto – Venerável Mestre Irmão Ronilson Alvino de Magalhães;
  • Loja Confidentes de Vila Rica (GLMMG), do Oriente de Ouro Preto – Venerável Mestre Irmão José Fernando Miranda;
  • Loja Padre Rolim (GOMG), do Oriente de Ouro Preto – Venerável Mestre Irmão José Pedro da Silva;
  • Loja Estrela do Oriente (GOMG), do Oriente de Mariana – Venerável Mestre Irmão César Augusto Machado Rodrigues;
  • Loja Maçônica de Pesquisas Quatuor Coronati Pedro Campos de Miranda (GLMMG), do Oriente de Belo Horizonte – Venerável Mestre Irmão José Maurício Guimarães.

As atividades iniciaram às 10h no Museu da Inconfidência e foi marcado pelo gesto dos três Grão-Mestres da Maçonaria Regular Mineira (GOBMG, GLMMG e GOMG), no qual depositaram uma coroa de flores no Mausoléu dos Inconfidentes. Na oportunidade, os representantes da Maçonaria Regular Mineira se manifestaram exortando os ideais de liberdade e o compromisso da Maçonaria com o futuro do país.

Na sequência, os presentes foram recepcionados na Escola de Minas de Ouro Preto, vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto, pelo seu Diretor Dr. José Alberto Naves Cocota Júnior, que conduziu todos por um tour pelas históricas dependências daquela importante instituição de ensino, fundada por iniciativa do Imperador D. Pedro II em 12 de outubro de 1876. Além disso, foi ofertado aos Grão-Mestres um exemplar da obra que retrata a histórica da Escola de Minas.

Na parte da tarde, as atividades ocorreram no auditório do Departamento de Geologia, da Universidade Federal de Ouro Preto, em seu atual e modernos campus, oportunidade em que houve a apresentação das seguintes palestras:

  • “Os 200 anos da Independência do Brasil” pelo Irmão Gerson Occhi, professor de história do Oriente de Juiz de Fora;
  • “A criação do Grande Oriente do Brasil e sua atuação no processo da Independência do Brasil” pelo Eminente Irmão Cléscio Galvão, Grão-Mestre do GOB-MG;
  • “As Mulheres na Independência do Brasil” pelo Irmão José Alberto Pinto de Sá, Presidente da Academia Maçônica Mineira de Letras.

Aproveitando a importância do evento, o Eminente Irmão Cléscio Galvão condecorou o Sereníssimo Irmão Sérgio Quirino com a Medalha Tiradentes, maior insígnia concedida pelo GOB-MG, pelos relevantes serviços prestados à Maçonaria Universal e à sociedade em geral, contando com a participação do Sereníssimo Irmão Vanderlei Geraldo de Assis, também portador dessa honra láurea, e do Irmão Ronilson Alvino de Magalhães, Venerável Mestre da ARLS Cavaleiros da Inconfidência Mineira.

Fechando com chave de ouro, no evento houve a apresentação da peça teatral “D. Pedro I” pelo ator e Irmão John Vaz.

“Iniciativas como essa fortalecem a Maçonaria Regular Mineira e servem de demonstração do nosso compromisso com os ideais de liberdade, que podemos dizer é o sinônimo de Minas Gerais. Nossos agradecimentos aos organizadores pelo brilhantismo do evento.” – Eminente Irmão Cléscio Galvão, Grão-Mestre do GOB-MG.

Atendimento Digital
Olá!
Como podemos te ajudar?