O Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros da Santa Cruz

O Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz (A::N::O::C::S::C::) é uma Ordem Maçônica Progressiva que tem por finalidade o aprimoramento dos Mestres Maçons.

O Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz, em sua memória foi fundado em 02 de junho de 1822, pelo Maçom e Grão-Mestre José Bonifácio de Andrada e Silva, Martim Francisco, Antônio Carlos de Andrada, Gonçalves Ledo, Dom Pedro de Alcântara e outros 100 maçons proeminentes da época, conforme documentos no Instituto histórico e geográfico brasileiro, entre muitas das suas funções e propósitos, teve inicialmente o de fomentar a Independência do Brasil através de uma monarquia constitucional na pessoa de Dom Pedro de Alcântara, a proteção do Reino do Brasil, e a confecção da primeira constituição do Brasil, a de 1823. Ajustando aos tempos atuais para atender os anseios do maçom da era moderna, seu propósito será o da Evolução Espiritual do Maçom, Proteção da Família, da Fidelidade à Pátria e dos Preceitos de um Estado Soberano, Independente e com Fé em Deus. O primeiro Grão-Mestre e Arconte-Rei do Apostolado foi o Príncipe Regente e futuro Imperador do Brasil, Dom Pedro de Alcântara, que na mesma época em 1822, ocupou também o cargo de Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil.

O Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz, doravante denominado simplesmente “Apostolado”, é uma Ordem de Aperfeiçoamento Maçônico, brasileira, com personalidade jurídica de direito privado, regular, legal e legítima, de caráter universal, sem fins lucrativos ou econômicos, sem finalidade política partidária, de natureza maçônica e cristã, com o objetivo de aperfeiçoamento moral, intelectual e espiritual dos Maçons, por meio da prática e respeito às leis, ao amor e à fidelidade incondicional a Deus e de seus ensinamentos, à amizade e à fraternidade entre os homens de boa fé, ao fortalecimento dos laços familiares, da proteção da Pátria e, ao perfeito entendimento dos princípios da Maçonaria, por meio da simbologia e ritualística maçônica.

Ela é dividida em 02 (dois graus). E são permitidos apenas os Mestres Maçons ativos e regulares se filiarem a ordem. São através de uma Instalação ao Grau de Recruta (grau inicial) e uma Ordenação ao Grau de Cavaleiro de Santa Cruz.

A ritualística e os ensinamentos recebidos em ambos os graus, desenvolverão no mestre maçom, uma ampla visão sobre a vida e o verdadeiro entendimento da evolução espiritual através de ensinamentos de moral, ética, religiosidade, lealdade, honra, fidelidade a Deus, a Pátria e aos ensinamentos e princípios da sagrada maçonaria. A Ordenação ao Grau de Cavaleiro, conduzirá o maçom ao divino e a prática dos ensinamentos de NSJC e o compromisso de amor ao próximo, formando assim um Cavaleiro Sacerdote.

Os Conselhos (lojas) serão formados por todo território nacional, através de 15 Mestres Maçons, as instruções serão precisamente organizadas e o tema será determinado e orientado pelo Sacro Império e tal tema será único para toda federação. Os Conselhos terão 4 sessões ao ano e obrigatoriamente todas as 4 sessões terão de haver palestras e debates de 5 Cavaleiros sobre o tema, após o tema sendo encaminhado ao Consul da Cultura que com sua equipe compilará os estudos e encaminhará à todos os membros para conhecimento (Obs: haverá uma ritualística própria para a palestra e debate sobre o tema, o qual terá como meta a melhora da liderança e oratória do Irmão).

Durante as comemorações do bicentenário do GOB, foi reorganizada, pelas maiores lideranças maçônicas do Grande Oriente do Brasil, para celebrar a sua memória, a Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz – Apostolado, originalmente fundada em 1822 pelo Grão-Mestre José Bonifácio de Andrada e Silva e que tinha como propósito primordial apoiar a independência do Brasil e proteger a pessoa de Dom Pedro de Alcântara e seu futuro trono desta magnífica nação que é o Brasil.

No Gabinete do Grão-Mestre Geral, depois de 200 anos da fundação do Apostolado, Maçons e líderes Gobianos de todos os ritos, corpos filosóficos e ordens de aperfeiçoamento, se uniram no propósito de trabalhar nesta Ordem legitimamente brasileira, a primeira do Brasil, escolhendo como Patronos, o Grão Mestre Geral e seu Adjunto, Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães e Sapientíssimo Irmão Ademir Cândido da Silva, José Bonifácio de Andrada e Silva e Dom Pedro I. Como primeiro líder desta nova etapa da Ordem, foi escolhido como o Arconte-Rei (Grão-Mestre) nosso Irmão e Confrade Arlindo Batista Chapetta.

O Sacro Império da Ordem do Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz, sua alta administração é formado pelos Irmãos:

SACRO IMPÉRIO – ADMINISTRAÇÃO

  • Soberano e Supremo Arconte-Rei: Arlindo Batista Chapetta – SP
  • Soberano e Eminentíssimo Lugar-Tenente: Joselito Romualdo Hencotte – PR
  • Soberano e Eminente Cônsul-Chefe do Conselho Geral: Gerald Koppe Júnior – PR

—————————————-

  • Eminentíssimo Cônsul das Relações Exteriores: Mario Sérgio Nunes da Costa – SP
  • Eminentíssimo Cônsul das Relações Internas: Altair Salésio – SC
  • Eminentíssimo Cônsul da Administração: Edilberto Pereira – PÁ
  • Eminentíssimo Cônsul das Finanças: Elder de Lucena Madruga – MT
  • Eminentíssimo Cônsul de Estado: Ruy Hallack – DF
  • Eminentíssimo Cônsul de Caridade e Orações: Adalberto Eyng – SC
  • Eminentíssimo Cônsul do Patrimônio: Bruno Azevedo – AM
  • Eminentíssimo Cônsul das Informações: Cléscio Galvão – MG
  • Eminentíssimo Cônsul da Ritualística: Gerson Magdaleno – SP
  • Eminentíssimo Cônsul das Províncias: Manoel Oliveira Leite – SP
  • Eminentíssimo Cônsul da Segurança: Geraldo Lamounier Júnior – GO
  • Eminentíssimo Cônsul da Cultura: Lucas Moraes Sitya – RS
  • Eminentíssimo Cônsul – Aildo Carolino – RJ
  • Eminentíssimo Cônsul – Paulo Tavares – TO
  • Eminentíssimo Cônsul – Noé Holanda – PI
  • Eminentíssimo Cônsul – Maurício Mendes – MA
  • Eminentíssimo Cônsul – Leonardo Monteiro – CE

PATRONOS E ARCONTES-REIS HONORÁRIOS

  • Soberano e Supremo Arconte-Rei Honorário: José Bonifácio de Andrada e Silva “Em memória”
  • Soberano e Supremo Arconte-Rei Honorário: Dom Pedro I “Em memória”
  • Soberano e Supremo Arconte-Rei Honorário: Múcio Bonifácio Guimarães
  • Soberano e Supremo Arconte-Rei Honorário: Ademir Cândido da Silva

É uma plêiade de outros irmãos que formarão o Conselho Geral de Magistrados do Apostolado. São mais de uma centena de irmãos que já se inscreveram e estão participando desta nobre ordem de aperfeiçoamento que é a única brasileira e vem de 1822.

Em breve contaremos um pouco mais sobre essa ordem, acompanhem nossas redes e mídias sociais.

Fraternalmente

Arlindo Batista Chapetta
Grão-Mestre / Arconte-Rei

Atendimento Digital
Olá!
Como podemos te ajudar?