100 Anos da ARLS Propter Humanitatem nº0969 – Oriente de Manhumirim

MANHUMIRIM (MG) – A Maçonaria celebra nesta quarta-feira, 14/07, o centenário de fundação e funcionamento ininterrupto da Loja Maçônica Propter Humanitatem, na cidade de Manhumirim.

O primeiro núcleo desbravador surgiu em 1865, o local chamava Pirapitinga, foi iniciado por Manoel Francisco de Paula Cunha, era português que assim como outros chegaram à região através da estrada imperial aberta por ordem de Dom João VI em 1808, ligando Vitória (ES) a Ouro Preto (MG). Um dos homens que impulsionou o desenvolvimento do povoado foi o senhor Trajano Lima (um dos fundadores da Loja Propter Humanitatem e também seu primeiro venerável provisório).

Conforme os documentos da loja, no dia 16 de maio de 1921, reuniram-se Trajano Souza Lima, Sergio Moreira Carneiro, André Corsino de Souza Carvalho, Lincoln Viana Pimentel, Eusébio Ferreira de Souza, José Vieira Campos, Pedro Celestino Nolasco, José Gomes da Silva, Antonio Wantuil de Freitas, Agenor Carlos Werner. No encontro, Trajano Souza Lima foi aclamado venerável (equivalente a presidente) e Secretario Antonio Wantuil de Freitas.Naquele encontro, ao aceitar a presidência, Trajano Lima expôs a necessidade da fundação de uma loja maçônica na cidade, que obedecendo às ordens emanadas do Supremo Conselho do Brasil pudesse prestar relevantes serviços à instituição e à humanidade. A maioria dos maçons que se reuniram eram integrantes da Loja Maçônica União de Manhuaçu.

A partir do encontro, Trajano Lima nomeou os maçons José Gomes da Silva, Eusébio Ferreira de Souza, Sergio Moreira Carneiro para que escolhessem o nome e o distintivo a ser dado à futura loja, bem como o dia, hora e o local para a fundação da loja provisória. 59 dias após aquela reunião foi feita a instalação provisória da Loja Propter Humanitatem, em 14 de julho de 1921.

Há exatos 100 anos, reuniram se em uma casa arrendada alguns irmãos que apresentaram seus diplomas e patentes e constituíram-se em loja para iniciar os trabalhos. A primeira diretoria foi eleita com Venerável Trajano de Souza Lima, Primeiro Vigilante Américo Dias Rabelo, Segundo Vigilante Domingos Frederico, Orador Antonio Wantuil de Freitas, Secretario Pedro Celestino Nolasco, Tesoureiro Eusébio Ferreira de Souza, Cobridor André Corsino de Souza, 1º Esperto José Bento Barbosa, Mestre de Cerimônias Vicente Farani, Chanceler. José Vieira Campos.

Trajetória

São inúmeros os maçons de grande representatividade para a história de Manhumirim o que já tiveram seus nomes gravados nos livros e trabalhos em prol da comunidade.

A Loja Propter Humanitagem começou antes mesmo da emancipação político-administrativa da cidade, fato este ocorrido em 16 de Março de 1924, emancipando-se de distrito de Manhuaçu para município e recebendo um novo nome: Manhumirim.

Dr. Alfredo Soares de Lima foi o primeiro presidente da Câmara de Manhumirim e, após a emancipação político administrativa, foi também seu primeiro prefeito, logo depois da dissolução das câmaras com a revolução de 1930. Como todo homem de destaque da época o mesmo pertencia a Maçonaria e também foi o primeiro Venerável eleito da Propter Humanitatem.

O objetivo principal de sua fundação revela-se na escolha de seu nome “Propter Humanitatem”. Traduzindo para o português seria em Prol da Humanidade – uma loja criada para a pratica da bondade e caridade.

Ao longo de cem anos, os maçons da Loja Propter Humanitatem seguem cumprindo os objetivos desde sua fundação nas mais variadas formas.

Atualmente faz-se representada em vários setores da sociedade, destacando-se entre eles a APAE, AMAR e patrocina a Ordem Demolay. Diversos maçons trabalham de forma colaborativa no auxílio aos projetos desenvolvidos por estas instituições.

Diretoria

Neste ano do centenário, a atual diretoria é formada assim:
Venerável mestre: Wagner Jorge de Oliveira Cosendey
Primeiro vigilante: Romário dos Passos
Segundo vigilante: Nelson Nogueira dos Santos Júnior
Secretário: Marcelo Ker Jaeger Gama
Tesoureiro: Justino Marçal de Freitas
Chanceler: Joanimar Batista Emerick
Orador: Marco Antônio Silva Ruella

Devido às restrições da pandemia do novo coronavírus, as cerimônias de comemoração serão reservadas aos membros da loja nesta quarta-feira.

FONTE: www.portalcaparao.com.br (Redação do Portal Caparaó)

Pronunciamento do Eminente Grão-Mestre Cléscio Galvão

Atendimento Digital
Olá!
Como podemos te ajudar?