Grão-Mestre Cléscio Galvão é nomeado como Eminentíssimo Cônsul das Informações do Apostolado da Nobre Ordem dos Cavalheiros de Santa Cruz

O Eminente Irmão Cléscio Galvão, Grão-Mestre do GOB-MG, cumpriu a extensa e profícua agenda em São Paulo no dia 05 de novembro.

Pela manhã, ele participou da Sessão da Grande Loja de Mestres Maçons da Marca do Brasil, oportunidade que foi devidamente avançado ao grau de Mestre Maçom da Marca.

Na parte da tarde, participou da restauração do bicentenário “Apostolado da Nobre Ordem dos Cavalheiros de Santa Cruz”, em mega evento com centenas de irmãos e presença marcante das maiores lideranças da maçonaria Gobiana.

Neste histórico dia, houve a Sessão ritualística inaugural de restauração do “Apostolado”, fundado em 02/06/1822 pelos saudosos irmãos José Bonifácio, Dom Pedro de Alcântara (Dom Pedro I), General Nóbrega, Gonçalves Ledo e mais 96 irmãos e saudosos maçons da época. A Sessão tinha como princípio a proteção e criação de um Estado Soberano no Brasil, a construção da sua primeira constituição, a manutenção do Príncipe Regente, a manutenção da Fé em Deus e os princípios de amor à Pátria e respeito às Leis. Seu primeiro Grão-Mestre/Arconte-Rei foi Dom Pedro I, empossado por José Bonifácio.

Nesta nova organização do Apostolado, simbolicamente o primeiro Arconte-Rei e Grão-Mestre foi o Soberano e Supremo Múcio Bonifácio Guimarães, passando a presidência imediatamente ao Soberano e Supremo Arconte-Rei/Grão-Mestre Arlindo Batista Chapetta, no qual presidirá efetivamente a ordem pelos próximos quatro anos. Além disso, já conduziu a memorável e histórica Sessão que contou com centenas de irmãos e três cerimônias internas – a de Instalação do Grau de Recruta, a Ordenação do Cavaleiro de Santa Cruz e a Investidura de Condestável, sendo essa última apenas aos membros do Sacro Império do Apostolado.

Fortalecendo o início dos trabalhos do Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz, as Ordens Maçônicas Grande Priorado do Brasil, que trabalha os Graus de Cavaleiro do Templo (Templários) e Cavaleiro de Malta, presidida pelo Eminentíssimo e Supremo Grão-Mestre Mário Sérgio Nunes da Costa e a Grande Loja de Mestres Maçons da Marca do Brasil, presidida pelo Soberano irmão Manoel Oliveira Leite, que trabalha os graus de Mestre Maçom da Marca e Nautas da Arca Real, assinaram Tratado de Amizade e Cooperação Maçônica com o Apostolado, presidida pelo Soberano e Supremo Arconte-Rei/Grão-Mestre Arlindo Batista Chapetta, tendo ainda acertado o Tratado com o GPRER que trabalha os Graus de MESA, Escudeiro Noviço e CBCS, pela viagem do seu Grão-Mestre ao exterior ficou ajustada para assinatura para data posterior.

Nesta Sessão, foi informado a fundação inicial de 26 Conselhos pelo Brasil, já organizados, sendo que as datas estarão em breve disponíveis no site www.apostolado.com.br, onde haverá todas as informações dos eventos e da própria ordem.

O sucesso desta ordem se deu no apoio incondicional do Grão-Mestre Geral do GOB, do Grão-Mestre Geral Adjunto do GOB, dos Grão-Mestres Estaduais, Distrital e adjuntos, dos Chefes de Corpos Maçônicos Filosóficos e Ordens de Aperfeiçoamento, como o Soberano Nei Inocêncio do Rito Brasileiro presente ao evento e investido como Cônsul de Honra da Ordem do Apostolado, dos Secretários Gerais do GOB, do Presidente da SAFL, muitos Deputados Federais, Estaduais e autoridades maçônicas do GOB e também irmãos das co-irmãs Distrito Inglês, Grandes Lojas e Orientes Independentes, expandindo e demonstrando a abertura e pluralidade do Apostolado.

A ordem Apostolado, devido a sua essência Cristã e Politica desde sua fundação em 1822, trabalhará de forma fraterna e muito respeitosa, de acordo com os preceitos desta, alinhada com sua fundação, através de Palestras e Debates sobre abordagens de temas de extrema importância para o Brasil nas áreas da Família, Religiosidade, Políticas Públicas e Sociais e interesses da sociedade e maçonaria. Todos os Conselhos serão obrigados a terem quatro reuniões anuais e os temas das palestras e debates serão únicos e obrigatórios para cada trimestre, sendo emitidos um único trabalho por conselho sobre aquela temática e desses será elaborado um estudo único pelo Conselho Geral de Magistrados de forma nacional e divulgado nos meios maçônicos, formando, assim, entre os membros do apostolado e destes para a maçonaria em geral, opniões sobre assuntos importantes que são, inclusive, tabus na sociedade, dando oportunidade de buscarmos opinões e conhecimento destes para formação de lideranças maçônicas na sociedade.

O apostolado tem uma alta administração denominado Sacro Império da Ordem, e essa é composta pelo Soberano e Supremo Arconte-Rei/Grão-Mestre Arlindo Batista Chapetta, pelos Soberanos e Supremos Arconte-Reis de Honra Múcio Bonifácio Guimarães e Ademir Cândido da Silva, do Soberano e Eminentíssimo Lugar-Tenente Joselito Romualdo Hencotte, do Soberano e Eminente Cônsul-Chefe do Conselho Geral de Magistrados Gerald Koppe Júnior, do Eminentíssimo Cônsul das Relações Exteriores: Mario Sérgio Nunes da Costa, Eminentíssimo Cônsul das Relações Internas: Altair Salésio, Eminentíssimo Cônsul da Administração: Edilberto Pereira, Eminentíssimo Cônsul das Finanças: Elder de Lucena Madruga, Eminentíssimo Cônsul de Estado: Ruy Hallack, Eminentíssimo Cônsul de Caridade e Orações: Adalberto Eyng, Eminentíssimo Cônsul do Patrimônio: Bruno Azevedo, Eminentíssimo Cônsul das Informações: Cléscio Galvão, Eminentíssimo Cônsul da Ritualística: Gerson Magdaleno, Eminentíssimo Cônsul das Províncias: Manoel Oliveira Leite, Eminentíssimo Cônsul da Segurança: Geraldo Lamounier Júnior, Eminentíssimo Cônsul da Cultura: Lucas Moraes Sitya, Eminentíssimo Cônsul: Aildo Carolino – RJ, Eminentíssimo Cônsul: Paulo Tavares, Eminentíssimo Cônsul: Maurício Mendes, Eminentíssimo Cônsul: Leonardo Monteiro, Eminentíssimo Cônsul: Nei Inocêncio, Eminentíssimo Cônsul: Oscimar Torres, Eminentíssimo Cônsul: Ubiracy Picanço Jr., Eminentíssimo Cônsul: Reginaldo Gusmão Albuquerque, Eminentíssimo Cônsul: João Soares Gomes Filho, Eminentíssimo Cônsul: Armando Corrêa Júnior, sendo que temos ainda o Conselho Geral de Magistrados que é composto por Vice-Cônsules, Deputados Assessores e Condestáveis.

Registramos a importância deste evento não só pelo resgate histórico desta importante Ordem Maçônica de Aperfeiçoamento, mas, em especial, pela proposta de trabalho e objetivo. Podemos afirmar que seu conteúdo filosófico está revestido de religiosidade. Parabéns a todos que contribuíram para a realização deste importante projeto. O GOB-MG se sente honrado de ter o Eminente Irmão Cléscio Galvão nomeado como Eminentíssimo Cônsul das Informações.

Conclamamos a todos os Maçon Mineiros a conhecerem e se filiarem ao Apostolado, pois com certeza é uma árvore de sólidas raízes e que dará bons frutos para a Maçonaria Brasileira.

Secretaria Geral de Comunicação e Informática do GOB-MG

Veja as fotos clicando no link a seguir: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid032evrXukujAkTY41vGKFkteprzSkepJYwW3mgw69UFW6U2XF8V2Dr4hMkaiwq3Etyl&id=193774313992099

Atendimento Digital
Olá!
Como podemos te ajudar?