GOB-MG | Paisagismo da Praça do Museu – Praça Dr. Martinho de Freitas Mourão

O jardim defronte ao Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas/MG, discreto como a nossa própria Ordem, pode passar despercebido aos olhos mais agitados, mas reserva uma visão gratificante aqueles que vivem a plenitude do que a maçonaria representa.
Em 2004, durante a administração do prefeito Sebastião Navarro, por iniciativa do nosso irmão Marcos Sales, obreiro da Loja Maçônica Estrela Caldense N 45 – GOMG, servidor municipal de carreira e então secretário municipal de serviços públicos, foi apresentado e defendido projeto perante CONDEPHACT-PC – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas, para criação na Praça do Museu de jardim em homenagem à presença e à importância da Maçonaria e da Ordem DeMolay na nossa cidade.
Aprovado, foi implantado ainda naquele ano junto com um monumento com placas comemorativas ao Dia do Maçom.
Passados os anos, as placas atualmente já não repousam mais lá, mas o jardim… Este volta a ser um verdadeiro “monumento vivo”, agora revitalizado, graças novamente aos cuidados do valoroso irmão, parecendo iniciar cada dia em comemoração aos aniversários que se aproximam, de 150 anos da nossa cidade e de 200 anos da efetiva organização da Maçonaria no Brasil.
É comum vermos a Maçonaria lembrada por onde passamos, em monólitos ou peças de concreto, coerentes com o material do nosso trabalho, mas é muito raro estarmos simbolizados de forma viva e evolutiva, tal qual é a nossa instituição. Por isso, nos emociona vermos a maçonaria simbolizada de forma tão sensível: viva, dinâmica, sujeita aos intempéries, dependente do nosso zelo diário e, efetivamente, transformadora do ambiente em que está inserida.


Dedicamos, oportunamente, o nosso reconhecimento e gratidão ao Irmão Marcos Sales por seu empenho e dedicação diferenciados.

Pedro Leonel

Comunicação e Informática

Atendimento Digital
Olá!
Como podemos te ajudar?